X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia

Normas para Elaboração de Resumos

- A submissão de qualquer trabalho deverá indicar claramente um tema e este deverá incluir-se numa das áreas científicas do evento, e ser acompanhado de um título e de três a cinco palavras-chave. Adicionalmente, poderão ser submetidos trabalhos onde a Psicologia adote uma posição de relevo nas áreas complementares.

- A identificação dos autores deverá ser acompanhada da sua afiliação institucional (só poderá submeter como primeiro autor apenas um trabalho; a submissão em coautoria é ilimitada).

- As propostas de simpósios temáticos deverão incluir os organizadores do simpósio, a sua afiliação institucional e o resumo do mesmo, bem como os autores, afiliações e resumos das comunicações aí incluídos. Cada simpósio temático terá a duração de 60 a 90 minutos e deverá ter entre 3 e 5 participantes. Cada participante terá cerca de 15 minutos para realizar a sua comunicação, seguida de um curto período para debate ou de uma discussão final.

NOTA SOBRE SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE SIMPÓSIO

Para submeter uma proposta de simpósio temático, deverá submeter um formulário independente para cada comunicação que integra o simpósio (no mínimo 3 comunicações, e no máximo 5). Em cada um dos formulários a submeter deverá:

a) No campo "Título da Comunicação" indicar o nome do simpósio temático (idêntico em todos os formulários submetidos) e o número da comunicação (e.g. Nome do simpósio - Comunicação 1)

b) No campo dedicado ao "Resumo", para além do resumo, deverá colocar o título da comunicação a que se refere, seguido do respetivo resumo

c) Paralelamente, o coordenador do simpósio temático deverá submeter um formulário com o resumo do mesmo. No campo dedicado ao "Resumo", para além do resumo, deverá indicar os diferentes participantes do Simpósio Temático


(Exemplo: Para um simpósio temático com 4 comunicações, deverão ser submetidos 5 formulários; - um por cada participante/comunicação e o resumo geral do simpósio temático submetido pelo coordenador)

- As propostas de comunicações orais/livres (empíricas, teóricas ou projetos de intervenção), deverão incluir autores, respetivas afiliações e resumos da comunicação. Cada participante terá cerca de 15 minutos para realizar a sua comunicação oral, seguida de um curto período para debate.

- As propostas de comunicações em poster (empíricas, teóricas ou projetos de intervenção), deverão incluir autores, respetivas afiliações e resumos. O poster deverá apresentar as dimensões 85cm (L) x 110cm (A).

Tipos de comunicações

Estrutura do resumo para estudos empíricos
- Objetivo
- Metodologia
- Resultados
- Discussão e implicações
- Três a cinco palavras-chave

Estrutura do resumo para revisões teóricas
- Estado de arte
- Novas perspetivas/ideias
- Discussão e implicações
- Três a cinco palavras-chave

Estrutura resumo para projetos de intervenção
- Objetivo
- Descrição do Projeto
- Resultados (previstos ou já alcançados)
- Discussão e implicações
- Três a cinco palavras-chave

Outras informações

- Os resumos deverão ter entre 150 a 200 palavras e seguir as normas da APA 6ª edição.

- As palavras-chave devem estar separadas por vírgulas.

- Após a submissão do resumo receberá uma notificação de confirmação. Se porventura não for notificado para o endereço eletrónico que indicou nos minutos seguintes após a submissão da comunicação, deverá reportar essa situação para snip2019@appsicologia.org

- Os resumos serão alvo de um processo de revisão por parte da Comissão Científica. Serão tomados em consideração os seguintes critérios de avaliação: originalidade/valor, fundamentação teórica e empírica; rigor metodológico e estrutura e coerência do texto.

- Compete à Comissão Científica a validação do formato da comunicação proposta pelo autor, ou a sugestão de alteração para um formato diferente.

- Serão aceites resumos em Português (língua oficial do SNIP), em Inglês e em Espanhol.


- De forma a permitir o máximo de diversidade possível de apresentações no X SNIP, apenas podemos assegurar uma intervenção do autor apresentante. Assim, uma comunicação oral / poster corresponde a uma inscrição por parte do autor apresentante. No entanto, um mesmo participante poderá ser autor de vários trabalhos, desde que não seja o autor apresentante. No caso de Simpósios, os autores proponentes e restantes autores apresentantes deverão estar inscritos.
© X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Todos os direitos reservados