IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia

Conferência Inaugural do IX SNIP 2016

Do mal-estar ao bem-estar: Contributos da Psicologia Positiva

Saul Neves de Jesus

(Universidade do Algarve)

Diversas investigações, realizadas em vários países, revelam a atualidade do mal-estar, através de diversos indicadores, em particular o aumento das situações de stresse e de depressão.
Estas situações ocorrem, em particular, no âmbito profissional, com implicações graves para o próprio sujeito e também para a organização em que o mesmo realiza a sua atividade.
Nesta conferência, após contextualizarmos este problema, iremos apresentar alguns contributos que temos procurado desenvolver no sentido de prevenir e/ou resolver o mesmo.
No plano teórico, destacamos a formulação e o estudo empírico de um modelo teórico integrativo. Por seu turno, no plano prático, salientamos a formulação e a implementação de um programa de intervenção para promoção da motivação e do bem-estar. Os estudos desenvolvidos inserem-se numa perspetiva de investigação-ação.
Estes contributos foram desenvolvidos segundo um enquadramento na Psicologia Positiva, permitindo a transformação de situações de mal-estar em situações de bem-estar e saúde pessoal e organizacional.

Saul Neves de Jesus é Professor Catedrático de Psicologia da Universidade do Algarve, desde 2003, e atualmente desempenha as funções de Diretor do Curso de Doutoramento em Psicologia e Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), tendo sido já Diretor e Presidente do Conselho Pedagógico desta Faculdade. É também o Presidente do CIEO, centro de investigação avaliado com “Muito Bom” pela FCT, coordenando o grupo de investigação “Bem-Estar na Sociedade”. Tem participado como membro do Painel de Psicologia para atribuição de bolsas de doutoramento e de pós-doutoramento da FCT, desde 2011, tendo sido o seu coordenador em 2013.
Desde 2012 é o representante de Portugal na “Stress and Anxiety International Research” (STAR). Tem orientado pós-doutoramentos de colegas de vários países, já orientou trinta teses de doutoramento concluídas e mais de sessenta teses de mestrado. Tem publicações científicas em sete línguas, incluindo vários livros e mais de duas centenas de artigos em revistas com revisão de pares. Já obteve diversos prémios e distinções nacionais e internacionais, nomeadamente o “Prémio Rui Grácio” (1996) e o “Prémio Luso-Brasileiro de Investigação em Psicologia da Saúde” (2009).

© IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Todos os direitos reservados
Powered by: webXperience