XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia

Apresentação da Região, Hotéis e Local do Evento

VILA REAL, TRADIÇÃO E FUTURO

Vila Real, a “Bila”, a cidade transmontana que concilia “tradição e futuro”. Ou, como refere o escritor transmontano e duriense Miguel Torga: um Reino Maravilhoso! Aqui irá encontrar uma cidade cosmopolita envolvida na região do Douro Vinhateiro, rodeada por montanhas que definem uma moldura natural autêntica com as majestosas serras do Alvão e do Marão, num local onde as arquiteturas vanguardistas vivem em harmonia com o antigo. Cidade capital da província de Trás-os-Montes, Vila Real ergue-se a 427m sobre um promontório que forma como que uma península entre os rios Corgo e Cabril, sobre o qual sobressai o seu gracioso casario. Em 1296, o rei D. Dinis atribui-lhe foral e é fundada Vila Real de Panóias. A sua localização privilegiada, no cruzamento das estradas Porto - Bragança e Viseu - Chaves permite um crescimento sustentado. A presença, a partir do século XVII da Casa dos Marqueses, faz com que muitos nobres da corte também aqui se fixem. Facto comprovado por várias pedras-de-armas com os títulos de nobreza dos seus proprietários que se vêm ainda hoje na cidade. Hoje, quem visita Vila Real não deixará de ficar surpreendido com essas numerosas pedras de armas que enobrecem as fachadas de muitos edifícios. A cerca de 3 km da cidade encontra-se o Palácio de Mateus, solar de arquitetura barroca cuja traça é atribuída a Nicolau Nasoni. A zona do palácio possui jardins variados e de diferentes épocas, um lago e um pátio com espécies botânicas exóticas. Visite, vale a pena. Bem-vinda/o ao Reino Maravilhoso!
(Adaptado de cm-vilareal.pt)

ONDE FICAR?

Vila Real apresenta uma diversidade de hotéis tanto no centro da cidade como nos seus arredores, em especial na região do Douro Vinhateiro. São sugestões da Comissão Organizadora do Congresso os seguintes hotéis:

Residencial Clássico 2*
Rua do Algarve, 4, 5000-543 Vila Real, Portugal

Hotel Miracorgo 4*
Avenida 1º de Maio, 76, 5000-651 Vila Real, Portugal

Quinta do Paço Hotel 4*
Estrada Nacional 322, 5000-051 Vila Real, Portugal

Six Senses Douro Valley 5*
Quinta do Vale de Abraão, 5100-758 Lamego, Portugal

A UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) é uma universidade pública aberta à sociedade e ao mundo. Com o objetivo de criar, transferir e partilhar conhecimento, promover a divulgação científica, fomentar o desenvolvimento de patentes e consórcios com empresas e instituições, a UTAD promove a inovação e o desenvolvimento local e regional. Através das suas Escolas de Ciências Agrárias e Veterinárias, Ciências e Tecnologia, Ciências da Vida e Meio Ambiente, Ciências Humanas e Sociais e Enfermagem, oferece mais de 90 cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento. Ao optar por áreas de ensino e pesquisa que atendessem às necessidades nacionais, a universidade também foi fundamental para o desenvolvimento da região onde está inserida, gerando empregos e ministrando cursos direcionados às necessidades da região e da sua população. Os oito Centros de Investigação da UTAD são entidades vocacionadas para a investigação continuada, partilha de ciência e tecnologia, divulgação da cultura e prestação de serviços especializados. A investigação é um dos vetores prioritários e com cada vez maior influência internacional, sustentando a qualidade da oferta educativa. A visão da UTAD está ancorada num Eco Campus com uma gestão ambiental exemplar, promovendo o bem-estar dos seus utentes, sendo um local de boas práticas no âmbito da sustentabilidade e ecoeficiência. Caracterizado por um vasto e diverso grupo de recursos naturais, o Eco Campus da UTAD é composto por um conjunto diversificado de sistemas ecológicos que promovem a ocorrência de um elevado número de espécies as quais se torna vital preservar. Esta aposta na criação de um Eco Campus reforça o compromisso com a sustentabilidade ecológica, mediante operações físicas, programas académicos e de investigação, bem como na vertente desportiva, cultural e tecnológica. Neste quadro, tem sido procurada a promoção de uma agenda de sustentabilidade ambiental, envolvendo toda a comunidade académica e os utentes do Jardim Botânico em práticas de melhoria contínua de desempenho ambiental, apostando no cumprimento de compromissos desde o planeamento e ordenamento do campus, eficiência energética, fontes de energia renovável e qualidade do ar, à gestão de recursos e de resíduos, conservação da água e gestão de efluentes e à formação ambiental e participação da comunidade académica.

Bem-vinda/o à UTAD, uma Eco-Universidade para o Futuro.
(Adaptado de https://ecocampus.utad.pt/campus e de www.utad.pt)
© XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Todos os direitos reservados